quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Energizando

Eu me compadeci. Reli um mesmo e-mail mais de cinco vezes e fiquei emocionada.
Há quanto tempo eu não sou procurada como alicerce para alguém? Há quanto tempo não esperam de mim um pouco mais de carinho e paciência?

Noutro tempo eu me queixava por sentir minhas energias sugadas, sentir que esperavam demais de mim, que esperavam que eu sorrisse, que eu gostasse, que eu fosse, ao menos, educada. E eu reclamava, reclamava e reclamava. Acreditava não conseguir conviver com as expectativas alheias, nem mesmo com os olhares que brilham e esperam compaixão. Assim, eu acabava me doando demais e me sentindo cansada.

Pois bem, as expectativas foram postas de lado e eu me afastei de compromissos. Não conseguia mais sentir que a necessidade de alguém consumia a minha alma e me forçava a ser simpática e amiga. Claro, eu tinha a opção de ser apenas sincera, dona de uma sinceridade cruel que estraçalharia todo e qualquer sentimento. Eu poderia ter sido assim, mas nunca soube sê-lo.

Só hoje entendo porque nunca soube. Nunca soube porque eu gostava de me comprometer, porque eu precisava ajudar. Já perdi inúmeros dias de minha vida pensando sobre os problemas dos outros, porque estava em mim querer ajudar. Talvez eu pudesse deixar meus problemas de lado e, assim, ter mais tempo para consertar os problemas na vida dos outros.

Não compreendia até o presente momento se o meu desejo era apenas o de ajudar ou de ser ajudada. Se ao fazer algo por alguém eu acrescentava algo ou mascarava as minha falhas.

Após as cinco longas leituras do mesmo e-mail o respondi com alguma rapidez e terminei dizendo:

"Se posso te dizer algo agora é para ter calma... a calma vem aos poucos, à cavalo e lentamente. Não se preocupe, há tempo para tudo na vida, e há de chegar a sua felicidade."

E agora estou esperando, ansiosamente, por uma resposta. Esperando que os seus olhos busquem amizade nos meus e que entendam que aqui a terão. Afinal, foram as suas palavras que resgataram em mim a energia que deve ser doada. Nenhuma energia boa seria possível sem que alguém precisasse dela.

Nenhum comentário: